+55 (51) 3228-1999
05/01/0216
Como garantir um futuro sem sustos após as mudanças nas regras da aposentadoria
15/01/2014
FenaPrevi tem Novo Diretor Estatutário
10/03/2014
A União inicia trajetória positiva no mercado de seguros
05/05/2014
União Seguradora e SINBRAF assinam contrato
02/04/2015
55ª edição do Festival Hípico Noturno da Brigada Militar tem apoio do Grupo Aspecir
13/04/2015
Joaquim Levy ressalta a importância do Seguro na vida das pessoas
12/05/2015
Setor de seguros cresce 22,4% no ano
14/05/2015
Previc: normas para investimentos em infraestrutura devem sair em agosto
20/05/2015
Entenda a diferença entre seguro de vida individual e coletivo
25/05/2015
Ciência Atuarial tem ganhado destaque em casos de previdência complementar
27/05/2015
Setor de seguros cresce com novos consumidores
29/05/2015
Juros chegam ao recorde de 56,1% ao ano em abril, informa o BC
29/05/2015
Contribuições para planos abertos de previdência sobem em março, diz FenaPrevi
15/06/2015
Poupar cedo garante faculdade dos filhos
07/07/2015
Índice de Confiança do Setor de Seguros fecha o semestre em queda
14/07/2015
Limite de empréstimo consignado sobe de 30% para 35%
17/07/2015
Aspecir Previdência comemora 78 anos
23/07/2015
5 opções de empréstimo que costumam ter juros mais baixos
28/07/2015
Avança projeto que torna obrigatória carteira do corretor
28/07/2015
Aumento da Selic é um mal necessário, diz economista
11/08/2015
Susep aprova projeto que torna carteira do Corretor obrigatória
12/08/2015
União assina contrato com o MTG
14/08/2015
Grupo Aspecir assina contrato com Prefeitura de Viamão
19/08/2015
Rede privada suspende empréstimos consignados

Governo quer clareza de informações na era digital


22/09/2017
Diante do perfil de um novo consumidor, cada vez mais empoderado pelas redes sociais, o mercado de seguros deve manter continuamente seus esforços de comunicação com a população, buscando sempre a precisão e a clareza das informações. É o que afirma o secretário nacional de Defesa do Consumidor, Arthur Rollo, entrevistado no novo episódio do programa “Papo Seguro Especial”, veiculado hoje (18) pelo ‘Canal Seguro’. Em conversa com o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, Rollo aponta avanços no atendimento do mercado segurador.

Na entrevista, Rollo afirma que o setor de seguros “é um setor específico, com nomenclaturas específicas”. “Tem gente que não sabe o que é o prêmio, tem gente que não sabe quando é cabível a indenização, então falta ainda uma penetração maior na sociedade desses conceitos, desses termos próprios do ramo securitário, porque afinal de contas uma grama muito grande de consumidores tem contratado seguro”, diz. “Tenho para mim, na minha prática pessoal, que o conhecimento ainda é pequeno. Então precisamos investir em conhecimento e, sobretudo, em informações.”

Marcio Coriolano lembra no programa que o mercado de seguros, embora seja bastante complexo, não gera muitas reclamações na comparação com outros setores. “Olhando pelas estatísticas, a gente percebe que o seguro está numa posição mais abaixo no ranking das grandes reclamações.”

“Se a gente melhorar o processo de informação do consumidor em geral, tanto em relação à dinâmica do seguro como em relação aos direitos e deveres que ele tem ao contratar um seguro, acho que vai cair ainda mais o número de reclamações. Eu quero eliminar conflitos”, diz o secretário.

Ainda segundo Rollo, a realização dos Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros representa hoje um importante avanço no processo de aproximação entre mercado e consumidor. “Vem em boa hora a iniciativa de manter uma interlocução mais próxima dos Procons, porque eles são fundamentais para entender qual é a expectativa do consumidor de seguros”, destaca o secretário. “A gente tem que estreitar cada vez mais os canais de comunicação com os clientes.”

Ele destaca o treinamento especializado dos corretores de seguros, o que permitiria reduzir possíveis equívocos na hora da contratação de um produto, e do atendimento quando ocorre um sinistro. “Nessa hora o consumidor está hipervulnerável, e quem está atendendo precisa ter a sensibilidade de que está lidando com pessoas que estão num momento difícil da vida. Então, se fizer esse treinamento, a gente vai para uma excelência no setor de seguros fabulosa.”

Fonte: Revista Cobertura

Praça Otávio Rocha, 65 - 1º andar Centro Histórico de Porto Alegre/RS CEP.: 90020-140

+55 (51) 3228-1999